Mulheres são mais endividadas no Brasil

De acordo com o Serasa, 5,5 milhões de brasileiros estão endividados. Desses, 68%  têm entre 25 e 51 anos. Além disso, considerando a soma total 70%, são mulheres. O principal causador do endividamento tem sido o cartão de crédito. A pesquisa também mostra que o ele atinge, em grande parte,  famílias com uma renda mensal de até dez salários-mínimos.

O número de mulheres que são chefes de família tem crescido. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de domicílios brasileiros chefiados por mulheres é 45% em 2018. Outro dado importante para se ressaltar é que as mulheres ganham cerca de 20% a menos que os homens e o que mostra levantamento da consultoria Dados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE. Estes fatores são uns dos provocadores do   endividamento.

Separamos algumas dicas para ajudar mulheres que estão endividadas:

Renegocie as dívidas

O primeiro passo é listar todas as dívidas e trocar as mais caras pelas mais baratas. Caso ainda não tenha restrição no seu nome, fazer um empréstimo a juros menores para quitar as dívidas com juros maiores é uma boa alternativa.

Cuidado com o Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma mão na roda, mas usado de forma consciente e controlada. Importante evitar de pagar o mínimo da fatura. É preferível parcelar do que fazer isso para não cair no crédito rotativo.

Anote os seus gastos

Não importa se será em uma folha de caderno, ou em uma plantinha de Excel, o importante é anotar para ter o maior controle do quanto se gasta e em que se gasta. Quem costuma parcelar as compras no cartão precisa ficar ainda mais atento. Por exemplo, se você parcelar uma compra por 8 meses você terá um valor comprometido por esse tempo e se nesse meio tempo fizer outras vai acumulando parcelas.

Portabilidade de dívidas

Portabilidade de dívidas é uma alternativa interessante para encontrar taxas menores nas instituições financeiras. Porém é importante antes verificar se será vantajosa a mudança, porque podem ser cobradas algumas taxas, como o Custo Efetivo Total (CET), tarifas e IOF.

Você precisa estar logado para avaliar este conteúdo. 🙂



31 de março de 2023

6 respostas em "Mulheres são mais endividadas no Brasil"

Deixe uma mensagem

Gire a roleta da fortuna!
Kindly get back to your previous orientation view... your wheel is rolling there...

Woou! Que bela jogada! Lembre-se: Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina.
Roleta da Fortuna chance especial desbloqueada!
Sua vida financeira não é uma roleta da sorte, ela precisa de planejamento e disciplina. Mas aqui você pode brincar e ganhar pontos. Afinal, um pouco de sorte também cai bem, né? Gire a roleta e boa sorte!
*Você pode girar a roda apenas uma vez por dia.
Você precisa estar logado para girar a roleta!